Férias em Caminha

Férias em Caminha

No litoral entre Viana Do Castelo e Caminha, o mar, a serra e os rios oferecem uma grande diversidade de atrações para as férias. O forte empenho na proteção da costa, com a criação de espaços interditos à passagem de pessoas e veículos, tem permitido a salvaguarda da fauna e flora. Belas paisagens, ambiente rural e uma população simpática e acolhedora temperam as manhãs enevoadas e as noites frias.

Com Viana do castelo a assumir-se como a capital do surf, a animação é garantida. Praias mais cosmopolitas sucedem-se a zonas mais populares ou mesmo quase desertas. Nas encostas e montes encontram-se belos miradouros sobre o mar. Faróis, moinhos e velhas fortificações recordam a história sempre atribulada de uma região que era frequentemente alvo de ataques dos piratas.Férias em Caminha

Principais praias nas suas férias em Caminha

Camarido ou Foz do Minho

Ultima praia antes de Espanha, situada junto à foz do Minho e muito próxima de Caminha. É frequentada pelas classes média e alta de Vigo, Porto e Braga. A riqueza paisagística deve muito ao facto de a mata do Camarido ser uma área protegida – onde existe a possibilidade de fazer percursos pedestres.

Moledo

A praia com mais colunáveis por metro quadrado do norte tem um grande areal do qual se pode avistar o Monte de Santa Tecla (já em Espanha) e o forte de Ínsua. Apesar de percorrida por fortes ventos, de acordar lentamente com os nevoeiros e das marés vivas de Agosto tornarem quase impossível os mergulhos, Moledo é considerada uma das pérolas do Norte de Portugal. A qualidade da água e a atribuição de Bandeira Azul têm sido prova disso. Os bares junto à praia são o centro da animada vida noturna neste excelente local de férias.

Vila Praia de Ancora

Em Vila Praia de Ancora o areal divide-se em dois: um junto ao rio, onde se forma uma pequena piscina para crianças, outro junto ao Atlântico. Durante todo o ano, os mais velhos colocam a conversa em dia juntando-se ao longo da marginal. Os pescadores remendam as redes perto do Forte da Lagarteira, mandado construir por D. Pedro II. Vila piscatória, virada essencialmente para o turismo, é protegida do vento norte, mas no mar a ondulação é perigosa. Pode aproveitar as suas férias para fazer passeios a cavalo na praia.

Afife

Com um enorme cordão dunar, em algumas zonas ainda intato, situa-se numa das mais bonitas zonas do Minho. A circulação é efetuada através de passadiços de madeira e são bastante populares os passeios pedestres, a orientação e a prática de BTT. Desde sempre galardoada com bandeira azul, esta praia deve também a sua fama de local de férias à organização de campeonatos de surf, bodyboard e windsurf.

Mariana

Uma das mecas para os amantes das férias de surf em Portugal. A própria placa que indica a direção da praia, junto à EN13, tem a imagem de um surfista com a respetiva prancha. Inserida numa zona classificada como Biótipo de Interesse Europeu, não corre o risco de ser ocupada pelo betão num raio de 1 kilómetro.

Cabedelo

A sul da foz do Rio Lima, é a mais conhecida praia de Viana do Castelo e está intimamente associada à pratica de surf e bodyboard. Tendo como chamariz o desporto, começaram a surgir restaurantes, bares e diversos tipos de alojamento. Dunas devidamente protegidas e um pinhal asseguram um saudável enquadramento.

Amorosa

As boas condições para o surf não são o único atrativo deste destino de ferias onde impera a apanha do sargaço. A Amorosa apresenta ainda moinhos e um importante parque dunar. O acesso faz-se por uma estrada de paralelos e o ambiente é rual. Tem posto de primeiros socorros.

Outras praias que deve visitar nas suas férias em Caminha -Viana do Castelo:

  • Gelfa
  • Paçô
  • Fornelos
  • Montedor
  • Carreço
  • Canto Marinho
  • Norte ou Areosa
  • Rodanho
  • Castelo do Neiva