Férias em Porto – Gaia

Férias no Porto é outro dos destinos de férias indispensáveis em Portugal. A vocação marítima e mercantilista da zona do Porto reflete-se na história, gastronomia e cultura desta região. Na cidade, o vinho do Porto, o Douro, o dinamismo industrial e comercial e a qualificação como Património Mundial têm atraído muitos visitantes a ter férias no Porto.

Se Matosinho e Vila Nova de Gaia foram durante anos os arredores do Porto, hoje assumem-se como pontos de interesse para quem visita a região: pleas praias, caves do vinho do porto, pela aposta numa nova arquitetura e criação de zonas de lazer.

Nos últimos anos, algumas tentativas de requalificação têm produzido renovadas marginais e melhores esplanadas junto ao mar – agora falta mesmo tratar da qualidade da água, para que as suas férias sejam de facto mágicas.Férias em Porto - Gaia

Praias no Porto – Gaia

Angeiras

Areal extenso, muitas rochas e dunas com arbustos. A intensa faina piscatória afasta muitos turistas. A praia, hoje considerada um destino de férias, ainda tem características rurais.

Funtão

Muito rochosa e procurada pelos habitantes locais.

Corgo

Areia branca e fina, algumas rochas e água muito fria. Frequentada essencialmente pelas pessoas que residem na região.

Agudela

Areal extenso, nos últimos anos passou a estar em voga devido à abundancia de espaço, por estar longe do bulício citadino e pela areia branca e fina, que faz as delicias de quem está de ´ferias. Tem dunas e é menos rochosa que as prais vizinhas.

Quebrada

Rochosa, protegida por dunas e com uma envolvente pouco atrativa.

Marreco

Muito rochosa e perigosa para nadar. Junto à praia existe um centro de recreio popular.

Memória

Já foi praia conhecida por Praia dos Ladrões, pois era um lugar de descargas furtivas. Um obelisco assinala o desembarque qui das forças liberais de D. Pedro, e as dunas separam-na da avenida.

Boa Nova

Nas rochas que pontuam o areal, Siza Vieira projetou a Piscina das Marés e a Casa de Chá. Alem das intervenções do arquiteto portuense, a Boa Nova tem ainda um farol. Praia de cariz urbano, serve a população das cidades próximas.

Leça

A mais concorrida das praias de Matosinhos. Apesar da pouca qualidade das águas, o areal continua a ser muito frequentado e os surfistas fazem mil e uma acrobacias na suas ondas. Há cem anos, Leça era uma das praias mais visitadas pela burguesia elitista do Porto, incluindo as famílias da colónia Britânica.

Homem do Leme

Uma estátua está na origem da designação da praia, que tem um parco areal. Existe aqui um aquário e vários bares que gozam de muita popularidade graças à proximidade com os jardins da Av. Montevidéu.

Molhe

Assim chamada por causa do enorme paredão que quebra os avanços do mar, a praia do Molhe é muto frequentada por causa das esplanadas junto ao areal.

Luz

Um dos pontos de encontro mais IN da Invicta. Árvores e arbustos separam a praia da marginal, dando.-lhe um ambiente acolhedor. O parco areal é ocupado pelos frequentadores do bar e surfistas.

Cabedelo

Areal de Gaia, com vista sobre a Foz Velha do Porto, onde se pratica nudismo. Má qualidade da água.

Salgueiros

A sua única mais valia são as boas ondas para a prática de surf e bodyboard, e os bares da zona.

Valadares

Junto à marginal, é muito procurada como destino de férias por causa das esplanadas. Com uma extensa zona de areal, organizam-se ali todos os anos jogos e atividades ao ar livre.