Férias no Alentejo

De cada vez que penso em férias no Alentejo, penso inevitavelmente na belíssima costa alentejana. É para lá que invariavelmente nos dirigimos todos os anos por altura das férias de verão, e por vezes nas férias da Páscoa. O nosso destino preferido é a praia da Zambujeira do Mar… As nossas férias no Alentejo são passadas sempre por lá, com umas fugas até outros locais desta mágica região portuguesa situada no centro-sul de Portugal…

Se optar por gozar umas férias no Alentejo vai encontrar vastas planícies e casas brancas, praias amenas e muita história. Estas são terras de gente simples, que mantiveram a sua forma de estar ao longo dos séculos, gentes que zelam pela sua cultura e costumes, assim como pela fina arte de bem receber os turistas de férias no Alentejo…

No Alentejo sempre se respirou história, entranhada por entre castelos e igrejas, antas e necrópoles, ruínas e vilas romanas… Nas suas férias no Alentejo não deixe de visitar as localidades de Évora, Marvão, Beja, Portalegre, Estremoz, Mértola e Arraiolos, entre muitas outras que merecem a sua atenção e que farão das suas férias no Alentejo uma aventura fantástica, por entre casas pintadas de branco na planície, dourada no Verão, verdejante nos meses mais frescos, mas sempre com aquelas cores mágicas deste seu Alentejo.

Aproveite as suas férias no Alentejo para provar a gastronomia local, não só pela sua riqueza e grande variedade dos pratos típicos, como a famosa sopa de cação, as robustas migas, o gaspacho, ou as diferentes iguarias com carne de porco ou borrego e claro, guarnecidos de um bom vinho alentejano. Mas férias são férias e pode dar-se ao luxo de se deixar tentar pela doçaria alentejana: experimente a sericaia (se nunca o fez…!), o gostoso bolo fidalgo, as requintadas queijadas e os muito tradicionais doces conventuais.Férias no Alentejo

As suas férias no Alentejo nunca ficariam completas apenas com passeios pela planície com campos a perder de vista! O Alentejo tem tanto para oferecer, e para os mais diversos prazeres: tem excelentes praias, serras, albufeiras, parques de observação de natureza, e fantásticas opções de desportos para todas as bolsas e idades (Surf, kartings, percursos pedestres, canoagem, bodyboard, balonismo, jet-ski, windsurf, BTT, passeios de cavalo, safaris, etc.). Decididamente faça um esforço e procure conhecer melhor.

Alguns pontos essenciais ao longo das suas férias no Alentejo:

Os Castelos

Nisa, Belver, Castelo de Vide, Avis, Portalegre, Moura, Beja, Arraiolos, e tantos outros neste nosso Alentejo.

A Natureza

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (em Odemira), Parque Natural do Vale do Guadiana (em Mértola), Parque Natural da Serra de São Mamede (em Portalegre).

As Praias

Para umas férias no Alentejo passadas em beleza, conheça as fantásticas praias alentejanas; desde as que têm grandes areais às mais pequenas e simpáticas: Zambujeira do Mar, Vila Nova de Milfontes, Almograve, Porto Covo, Galé, Malhão, Furnas, Arrifana, Praia do Amado… e tantas outras pequenas praias ainda por descobrir.

O Golfe

AMMAIA – Clube de Golfe de Marvão
Localizado em plena Serra de São Mamede, este campo caracteriza-se por:
“Greens” ondulados;
4 lagos;
18 buracos;
Comprimento para profissionais: 6036;
Par do campo: 72;
Facilidades: buggies, trolleys, putting green, driving range, caddies aulas individuais e para grupos. Restaurante, bar, esplanada e loja de golfe.

O Artesanato

O artesanato Alentejano é enorme, e pode encontrar desde pequenas peças em madeira, que na sua maioria derivam da chamada “arte pastoril”. Se visitar o Redondo não se esqueça de dar um salto ás olarias, e deixar-se encantar com as peças de cerâmica, cheias de formas e de cores. Caracteristicamente alentejanas, são as mobílias pintadas, de cores animadas e com minúsculos desenhos, que enchem de alegria qualquer espaço. Se visitar Arraiolos, não deve deixar escapar a oportunidade de conhecer os famosos tapetes de Arraiolos, eximiamente fabricados ponto a ponto, dedilhados por bordadeiras devotas. Também em Portalegre são famosos os tapetes feitos em tear. Por fim, saiba que os tarros de cortiça, os bordados, as rendas e as peças em mármore, fazem também parte do riquíssimo artesanato típico alentejano. Leve uma recordação consigo… porque não?